Home >> Séries & TV >> Vamos Falar de Série: Daredevil
demolidor

Vamos Falar de Série: Daredevil

9 Flares Twitter 4 Google+ 4 Facebook 1 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 9 Flares ×

Ou, vamos falar de Demolidor

Olá galera, tudo bem com vocês? Mais uma vez peço desculpas pelo sumiço, e principalmente pela demora para escrever sobre essa série fodástica chamada “Daredevil“.

Pra começar o post, preciso contar rapidamente sobre as HQs do Demolidor. Bom, nas HQs Matthew Michael Murdock, ou simplesmente “Matt” era um jovem filho de boxeador que logo na infância sofreu um acidente e ficou cego. Matt foi atropelado por um caminhão que continha alguns produtos tóxicos que acabaram caindo em seu olhos, ocasionando a sua cegueira. Mas além de sua cegueira, os produtos químicos tiveram uma reação muito peculiar em Matt, eles aumentaram drasticamente seus outros sentidos. Uma curiosidade legal sobre isso: O criador das Tartarugas Ninjas era fã das HQs tanto que, deixa subentendido em suas histórias que os produtos que caíram nos olhos de Matt escorreram para os esgotos e causaram a transformação das tartarugas. Continuando a história, Matt então cresce e acaba se tornando um advogado durante o dia e um Combatente do crime durante a noite atendendo pelo nome de Daredevil. Daredevil significaria algo como “destemido”, “ousado”, ou em “how to learne english” (dare= ousar), (devil= diabo) ou seja, Diabo Ousado. Mas em português ficou bem conhecido com o nome de Demolidor, ainda mais porque em sua fantasia temos dois “D”. Vale ressaltar aqui que o personagem surgiu em 64 criado por Stan pica das galáxias Lee. Mas ganhou destaque mesmo depois que Frank Miller assumiu a parada. Caso alguém leia o Batman e lembre do Demolidor, vale ressaltar que DD veio antes.

Agora que falei bastante das HQs, vamos falar sobre aquilo que eu sou pago pra falar, série. Daredevil é uma série original da Netflix em parceira com a Marvel que teve sua primeira temporada composta por 13 episódios, todos liberados no dia 10/04/15 (padrão Netflix). A série faz parte de um projeto super bacana. A principio teremos essa série do Demolidor, mais pro final do ano a série do Luke Cage e ano que vem as séries da Jessica Jones e do Punho de Ferros, todas elas com 13 episódios. E essas séries culminariam em uma outra série, a séries dos “Defensores“. Devido sua ótima recepção, a Netflix já confirmou uma segunda temporada da série, só não sei como ela vai se encaixar nesse cronograma estabelecido. Vale ressaltar que Daredevil é parte do universo cinematográfico da Marvel, logo, talvez no futuro o personagem acabe aparecendo em algum filme dos Vingadores. Eu digo no futuro, pois no momento a série não tem relação com os filme. A série está no mesmo universo e temos várias referencias ao longo dos 13 episódios, mas tudo referencia sutil, pois no começo a série vai funcionar por si só, sem depender de outras mídias. Até porque enquanto os Vingadores estão ocupados protegendo o mundo, Matt Murdock que salvar Hell’s Kitchen, um bairro de Nova York onde ele mora.

Daredevil começa com o Matt já adulto e abrindo sua firma de advocacia, junto com seu amigo Foggy. E na parte da noite ele combate o crime. Mas faz isso de forma bem amadora, sem estabelecer uma estratégia, apenas atendendo os pedidos de socorro que escuta. Mas ao passar dos dias, Matt descobre que existe algo muito maior acontecendo em seu bairro. Todos os crimes parecem estar conectados, e ele se vê (figura de linguagem, lembram que ele é cego né) no meio de uma grande conspiração envolvendo máfia russa entre outras. E quanto mais ele investiga, mas ele percebe que tudo está envolvido com um único nome, Wilson Fisk, vulgo Rei do Crime. E assim começa uma batalha épica onde o Demolidor precisa proteger seu bairro e acabar com Fisk. E a dificuldade aumenta quando percebemos que apesar de toda pancadaria que vemos, Matt prefere não cruzar certos limites, tendo que muitas vezes recorrer à advocacia ao invés dos punhos. Bom, na verdade a lei e seus punhos são duas linhas em paralelo que insistem em se cruzarem.

Quem olhou o filme sobre o Demolidor e está com receio de olhar a série, devo dizer que os dois não tem NADA em comum. De fato, o filme foi terrível e a série é “só” a melhor série de super herói da atualidade. Enquanto o filme é algo pra família toda, com cenas de luta ensaiadas, chatas e previsíveis. A série já é algo mais maduro, onde temos muita pancadaria, pancadaria mesmo, com litros de sangue a alguns ossos quebrados. Na série conseguimos sentir a dor de Matt, e também o seu cansaço em algumas cenas, o que dá um tom de realismo incrível.

Como eu disse, Daredevil é a melhor série de super heróis da atualidade (e a melhor adaptação de uma HQ), mas confesso que não é perfeita. Existe algumas coisas na série que me incomodaram bastante, mesmo assim eu super recomendo a série. Algumas pessoas não gostaram muito de Matt diversas vezes ir se confessar com um padre, mas isso é referencia claras aos quadrinhos, onde Matt sempre foi muito católico. Outras pessoas já não gostaram do final por ser muito corrido. De fato o final é realmente corrido, acho que poderia ser melhor, mas sei que foi dessa forma para dar amarrar as pontas soltas, fazendo assim uma temporada fechada. Algumas coisas ficaram em aberto, até porque vai ter uma segunda temporada e também a série dos Defensores, então precisamos ter um ponto de partida já. Mas esses assuntos inacabados não interfere no aproveitamento de quem quer assistir apenas essa temporada. O que me incomoda mesmo são algumas cenas em específico. Como por exemplo uma em que Fisk aparece escolhendo sua roupa e preparando seu café da manhã ao som de musica clássica. Essa cena eu cansei de ver em Hannibal, não sei se é uma homenagem, ou uma coincidência, mas eu achei meio cópia e por isso não gostei. Outra coisa que me incomodou foram os acontecimentos do sexto episódio, onde temos uma cena em que a saída lógica é fugir e Matt fica de papinho com Fisk no telefone. Eu sei que em quadrinhos esse tipo de cena é até normal, mas em vídeo é ruim, é feita pra gerar uma tensão no telespectador, mas em mim só gerou raiva. E algo que eu detestei mesmo foi o mal aproveitamento de dois personagens que eu adoro, o jornalista Ben Urick e o ‘parceiro’ de Fisk, Wesley.

Bom pessoal, espero que tenham gostado do post, e quem olhou a série pode comentar aqui em baixo o que acho. Infelizmente sei que Matt Murdock não vai ver (pensaram que ia acabar o post sem uma piadinha dessas?)

 

Confira mais em Vamos falar de série e conheça nossa coluna sobre quadrinhos em HQ Suprema.

9 Flares Twitter 4 Google+ 4 Facebook 1 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 9 Flares ×
The following two tabs change content below.
Blastoise Stefens
Ultimo estágio do Squirtle. Cinéfilo, seriemaníaco, vendedor exclusivo de cristais bulerium para Lorde Dragaunus. Nascido e criado no mundo 6, fã de Hitchcock, Spielberg e Ashirogi. Aprendiz de Unagi, Weird e amigo pessoal dos anciões da internet.

Você já está vendo Daredevil? Conheça aqui um pouco da série e depois corra para assistir.

Quantas estrelas você dá para esta Matéria?

Avaliação do Usuário: 4.85 ( 1 votes)
0