Tentáculo robótico conesgue segurar formiga sem machucá-la

0 Flares Twitter 0 Google+ 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

O site Live Science publicou no último dia 11 uma matéria sobre um grande avanço da robótica. Trata-se de testes realizados com micro tentáculos robóticos flexíveis.

Micro tentáculos robóticos são ideais para micro-cirurgias delicadas, dizem os pesquisadores, que forma capazes de usar o dispositivo robótico para segurar uma formiga sem machucá-la.

Em experiencias, estes novos tentáculos também conseguiram com sucesso segurar itens minúsculos como ovas de peixe sem causar nenhum dano.

Robôs convencionais são construídos com peças rígidas, tornando-os vulneráveis a colisões, arranhões, torções e quedas, bem como impedindo-os de passar por obstáculos. Cada vez mais, os pesquisadores estão desenvolvendo robôs feitos de plástico macio, elástico e borracha e inspirados por polvos, vermes e estrela do mar. Estes robôs moles são resistentes a muitos dos tipos de danos , e podem superar muitos dos obstáculos.

Entretanto, a miniaturização de robôs “macios” tem sido desafiadora. Estes robôs normalmente se movimentam com ajuda de ar comprimido, que é forçado para dentro e para fora dos muitos pequenos canais pneumáticos existentes em seus tentáculos, essencialmente inflando e murchando, como balões. Entretanto os cientistas enfrentam grandes desafios quando tentam criar versões microscópicas destes tentáculos.

Esse novo tentáculo robótico consegue segurar e prender objetos através de um movimento em forma de espiral, parecido com o que a natureza criou nas trombas de elefantes, tentáculos de polvos e rabos de macacos.

É a ciência avançando e nós a cada dia ficando mais impressionados (ou assustados).

 

0 Flares Twitter 0 Google+ 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×