Home >> Ciência & Tecnologia >> TCP/IP pode estar ameaçado

TCP/IP pode estar ameaçado

1 Flares Twitter 0 Google+ 0 Facebook 1 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 1 Flares ×

TCP/IP está próximo de ficar obsoleto, mas será substituído por uma tecnologia à altura!

 

Pressupondo que todos vocês saibam o que é TCP/ IP… bem, pensando melhor, talvez alguns não saibam né…. Então vou resumir, TCP/IP é o protocolo que controla como os seus dados (sabe de que dados tô falando né? Não, não são aqueles de 20 faces, muito menos os de 6) trafegam pela internet.

Agora que expliquei (bem, mas bem resumidamente) o que é TCP/IP, vamos à notícia.

Cientistas do MIT, da Universidade de Aalborg e da Caltech desenvolveram uma maneira de driblar as limitações do TCP/IP, que poderia multiplicar 10 vezes a velocidade de transmissão de dados atual, com uma tecnologia entitulada  codificação de rede (network coding). Esse projeto pode, inclusive, ser a chave pro sucesso das futuras redes 5G.

De acordo com esses caras, o problema com o TCP/IP (que foi guerreiro e nos trouxe até aqui), é que ele pode ser muito ineficiente e, às vezes, bastante inseguro, abrindo espaço pra crimes  como espionagem e roubo de informações. Atualmente, os pacotes de dados trafegam na rede em uma sequência que não se altera, ou seja, chegam aos nós da rede e saem deles exatamente como foram recebidos e na mesma ordem. Já com a codificação de rede, os nós seriam capazes de redirecionar e recodificar os pacotes, evitando assim a interceptação e roubo das informações.

De acordo com o professor Frank Fitzek, da Universidade de Aalborg, até o momento os experimentos foram bem sucedidos, obtendo velocidades entre 5 e 10 vezes maiores que as atuais.

Segundo o pesquisador, a tecnologia poderia ser aplicada em comunicações com satélites, internet móvel (smartphones, tablets e outros) ou na internet comum.

Os nós inteligentes da nova tecnologia podem receber os pacotes em qualquer ordem para transmissão dos dados, o que não é possível no TCP/IP. Assim, a interceptação fica mais complexa já que os pacotes viajam quase de forma aleatória, ficando difícil remontar a informação no meio do caminho, além de melhorar a velocidade de transferência.

 

1 Flares Twitter 0 Google+ 0 Facebook 1 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 1 Flares ×
The following two tabs change content below.
Arameikos Klautzer
Sr Geek Supremo Fodão Pica das Galáxias; Libertador de Mordor e da Terra Média; Senhor Supremo da Antártida; Designer Gráfico em Formação, mas mesmo assim Foda! Degustador Supremo de Cervejas; Lindo, Charmoso, Inteligente e Humilde; Tricampeão do Prêmio Humildade é Tudo Nessa Vida