Home >> Otaku >> Anime >> Os Cavaleiros do Zodíaco: Soul of Gold
CDZ Soul of Gold

Os Cavaleiros do Zodíaco: Soul of Gold

18 Flares Twitter 5 Google+ 7 Facebook 6 Pin It Share 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 18 Flares ×

Olá pessoal, tudo legal com vocês? Como podem notar pelo título hoje não falarei de séries e sim de um anime que vem me deixando mais animado a cada dia que passa. Hoje quero falar da mais nova continuação de Cavaleiros do Zodíaco, a Soul of Gold. Pra quem esteve em coma nos últimos 30 anos e perdeu um clássico da extinta Rede Manchete (ou da Band com apresentação da Kelly Key), continuem lendo que eu já explico do que isso se trata.

cdz01

Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya no original) foi uma série de mangás de Masami Kurumada publicados de 1986 a 1991 e que em 86 mesmo acabou ganhando uma adaptação em anime pela Toei Animation (responsável por Digimon, Dragon Ball, Sailor Moon, Dr. Slump, One Peace e mais uma penca de animes que garanto que você ama). O anime foca principalmente nos Cavaleiros de Bronze (Seiya, Shun, Ikki, Hyoga e Shiryu) onde cada personagem usa uma armadura diferente (armadura de Pégaso, Andrômeda, Fênix, Cisne e Dragão respectivamente) com a finalidade de proteger Saori (reencarnação da deusa Atena) e também para proteger o mundo. Esses 5 Cavaleiros de Bronze são os principais, mas não são os únicos, existe um cavaleiro para cada constelação. Ao todo são 12 Armaduras de Ouro, 24 Armaduras de Prata e 48 Armaduras de Bronze, além de outras variações como armaduras de aço, armaduras baseadas em nebulosas, em constelações não gregas, em constelações já extintas, armaduras negras, divinas, etc, etc, etc. Os Cavaleiros de Ouro são os Cavaleiros de Atena mais poderosos, seguido pelos de prata e por fim pelos de bronze, mas isso não é seguido à risca, visto que na “Batalha das 12 Casas” (uma das sagas mais fodas do anime) os 5 Cavaleiros de Bronze derrotam os Cavaleiros de Ouro. Isso inclusive é um diferencial do anime, embora teoricamente todos os Cavaleiros sejam fiéis a Antena, não é raro vermos Cavaleiro lutando contra Cavaleiro.

Spoiler alert

Saint Seiya teve 145 episódios divididos em 4 sagas principais, Santuário, Asgard, Poseidon e Hades e cada saga é subdivida em um determinado número de temporadas. A saga do Santuário dá uma introdução sobre cada personagem, além de explicar o conceito das armaduras e também de Cosmos, que é o poder de cada Cavaleiro. A Saga termina com a temporada favorita da maioria dos fãs, “A Batalha das Doze casas”. Onde os Cavaleiros de Bronze enfrentam os Cavaleiros de Ouro com o intuito de salvar a deusa Atena. Em seguida vem a saga Arsgard, que é basicamente formada por fillers. Nessa saga, os Cavaleiros precisam salvar Atena e derrotar os Guerreiros Deuses de Odin. A saga Poseidon é a continuação direta de Asgard, onde revela-se que o inimigo principal é Poseidon e não os Guerreiros Deuses. A última saga é a de Hades (minha favorita). Nela os Cavaleiros vão até o inferno para derrotar Hades e salvar o mundo. Eu gosto dessa saga, principalmente da primeira temporada (Hades- Santuário) pois é uma saga mais complexa em que é difícil saber quem são os reais inimigos e qual é o objetivo deles. A segunda temporada (Hades- inferno) termina com a morte de todos os Cavaleiros de ouro que dão suas vidas para abrir uma passagem no muro das lamentações que leva aos campos Elíseos, lugar onde se encontram Atena e Hades. Eu sei que eu dei um spoiler fudido dizendo que os Cavaleiros de ouro morrem ai, mas isso é fundamental para vocês entenderem Soul of Gold (continuem lendo que já entenderão).

cdz02

Depois tivemos Lost Canvas, que foi lançado em 2006 porém sua história se passa muitos anos antes de Saint Seiya. Aliás, Seiya é uma reencarnação do personagem principal de Lost Canvas, Tenma, também de Pégaso. Lost Canvas é tipo Dragon Ball GT. Existe muitos elementos de Saint Seiya, muita referência bacana, mas ao longo da sua história vai demonstrando um caminho diferente, quase que uma dimensão paralela. Lost Canvas não teve muita audiência e por isso foi cancelado com apenas 26 episódio (até hoje eu espero sua continuação). Lost Canvas é levemente baseado no mangá Saint Seiya: Next Dimension, que conta como Saori volta no tempo com a ajuda de Chronos para tentar salvar Seiya, vítima de uma maldição de Hades. Na verdade Lost Canvas narra o que acontece antes de Next Dimension, porém com algumas falhas grandes no enredo. Sem contar também que os traços dos dois animes são bem diferentes.

cdz03

Em 2012 veio Saint Seiya Omega, que se passa após a saga de Hades. Para terem uma noção de tempo, o Cavaleiro de Dragão em Omega é filho de Shiryu. Esse anime também tem um traço bem diferente dos outros, é um traçado mais limpo e até mais bonito, feito para atrair o público mais jovem que ainda não conhece a franquia. Omega é um anime original, não teve base em nenhum mangá, mesmo assim ficou muito bom. O anime consegue utilizar muito bem os elementos que já existiam e também adicionar elementos novos. Dentro de uma linha do tempo, Saint Seiya Omega ficou muito bom pois conseguiu respeitar os animes anteriores. Apesar disso muitos fãs antigos de Cavaleiros não gostaram muito, pois acharam que o anime era voltado para um publico mais novo. De fato é voltado sim, mas isso em minha opinião não impede que fãs antigos possam assistir e se divertir da mesma forma.

cdz04

Agora sim, vamos falar de Os Cavaleiros do Zodíaco: Soul of Gold. Esse anime começou em abril desse ano (2015) e por enquanto teve apenas 7 episódios, pois eles vão ao ar uma semana sim, outra não. Como eu disse lá em Saint Seiya, todos os Cavaleiros de Ouro morreram (lembram do spoiler?), mas o que eu não disse é que eles não ficaram mortos (plot twist?). Soul of Gold começa com os Cavaleiros de Ouro voltando à vida em pontos diferentes de Asgard, e isso acontece no período que os Cavaleiros de Bronze ainda estão indo aos Campos Elíseos lutar com Hades. Ou seja, esse anime acontece ao mesmo tempo que a ultima temporada de “Os Cavaleiros do Zodíaco”. Após ressuscitarem, os Cavaleiros de Ouro se encontram um tanto quanto perdidos, pois numa hora eles estão morrendo no inferno, na hora seguinte estão vivos em Asgard. Isso faz com que alguns Cavaleiros resolvam tentar descobrir o que está acontecendo. E existe também alguns Cavaleiros que só querem aproveitar essa segunda chance de viver, afinal cada Cavaleiro tem sua personalidade e modo de pensar, e isso sempre foi muito evidente. Essa Asgard está bem diferente da que nós conhecemos na Saga de Asgard. Antes ela era praticamente quase sem vida, agora está um lugar bonito com campos e flores e um tempo muito agradável. Logo descobrimos que isso é fruto da árvore do universo, Yggdrasil e os Cavaleiros de Ouro tem a missão de destruir essa árvore. Isso porque essa árvore se alimenta da energia das pessoas, então basicamente, para ter vida em Asgard, as pessoas devem morrer, e isso não é muito legal. Aos poucos todos os Cavaleiros de ouro vão se juntando para completar a tarefa. Mas isso não é tão simples, visto que para destruir a árvore do universo primeiro eles tem que derrotar os novos Guerreiros Deuses de Asgard. E claro que terão que enfrentar um Cavaleiro de Ouro também, como eu disse, um ponto forte sempre foi a luta de Cavaleiro contra Cavaleiro. Por enquanto o anime está muito no início e não dá pra se ter certeza de quem ressuscitou os Cavaleiros e muito menos qual é o verdadeiro responsável por trás de Yggdrasil.


Soul of Gold apesar de estar bem no início já se mostrou muito fiel ao anime original. Isso se deve principalmente ao fato de Masami Kurumada estar de volta. Eu disse antes que os fãs antigos de “Os Cavaleiros do Zodíaco” não gostaram muito de Omega, e isso é bem aceitável, mas agora eu duvido algum fã antigo dizer que não gosta de Soul of Gold. A série lembra muito o clássico, é uma nostalgia danada ao assistirmos. Pra falar a verdade, foi a melhor adaptação de Cavaleiros que eu vi (a pior seria o filme de 2014, Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário). Os traços dos personagens não são exatamente os mesmos, os personagens ainda mantém o mesmo design digamos assim, tirando um ou outro elemento que está diferente, mas está bem próximo do original. Não chega ser uma mudança tão drástica como Omega, mas ele está também com um traçado mais “bonitinho”. Desculpem, eu não sei exatamente como descrever, só vocês olhando para saberem.  Boatos dizem que após Soul of Gold a Toei Animation vai lançar Next Dimension, o que se for confirmado mesmo, será ótimo, pois continuará um dos melhores animes que a minha geração já viu.

Os Cavaleiros do Zodíaco: Soul of Gold pode ser conferido nesse site aqui:

Daisuki Net

Aliás, quem tiver interesse em assistir, imploro que assistam por esse site. Motivo? Simples, esse é o site oficial de transmissão (fora do Japão) e conta até com legenda em português, ou outros idiomas se preferir, ou sem legenda se você for pica em japonês, sei lá. A importância maior em assistir por aqui é gerar números. Pois para o anime seguir em frente e não acontecer o que aconteceu com Lost Canvas, a Toei Animation precisa saber que o anime tem um público bom, e eles não conseguem saber disso se você ficar assistindo via biblioteca Paulo Coelho e afins.

Então pessoas, esse foi meu texto sobre esse anime que eu acho foda (posso chamar de série animada pros meus editores não brigarem comigo por não ter feito o “Vamos Falar de Série” hoje?) Espero que tenham gostado e até a próxima.

PS: Como eu sei que vocês sentem falta, segue o vídeo da Kelly Key apresentando os Cavaleiros:


18 Flares Twitter 5 Google+ 7 Facebook 6 Pin It Share 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 18 Flares ×
The following two tabs change content below.
Blastoise Stefens
Ultimo estágio do Squirtle. Cinéfilo, seriemaníaco, vendedor exclusivo de cristais bulerium para Lorde Dragaunus. Nascido e criado no mundo 6, fã de Hitchcock, Spielberg e Ashirogi. Aprendiz de Unagi, Weird e amigo pessoal dos anciões da internet.

Soul of Gold começa com os Cavaleiros de Ouro voltando à vida em pontos diferentes de Asgard, e isso acontece no período que os Cavaleiros de Bronze ainda estão indo aos Campos Elíseos lutar com Hades. Ou seja, esse anime acontece ao mesmo tempo que a ultima temporada de “Os Cavaleiros do Zodíaco”.

Quantas estrelas você dá para esta Matéria?

Avaliação do Usuário: 4.23 ( 13 votes)
0
  • Caramba, CDZ, minha franquia de anime favorita! Baita texto, me deixou muito afim de assistir Soul of Gold!

    • Mateus Stefens

      vai lá que realmente vale a pena

  • Rodrigo Matos

    Resta saber o que acontecerá com o Seiya, pois ele teria morrido na última temporada, mas não entendi muito bem como no filme Prologo do Céu ele teria sido punido pelos Deuses.

    • Mateus Stefens

      pelo que sei antes desse filme viria o mangá Saint Seiya Next Dimension, que talvez ainda vire anime após. Nele é explicado como Seiya é salvo.

      • Rodrigo Matos

        É, não dá para esperar de um desenho o que se espera de uma série, por exemplo. Por mais que gostemos, ainda é um desenho e tem seus exageros. Hoje gostamos, porque era realmente o melhor anime disparado e se eu fosse criança hoje, sentiria falta de um desenho para acompanhar, pois não há nenhum similar. Bob Esponja? Risos. Vou acompanhar a Soul of Gold. Valeu!