Home >> Jogos >> Munchkin, o Melhor Card Game do Mundo

Munchkin, o Melhor Card Game do Mundo

15 Flares Twitter 5 Google+ 4 Facebook 5 Pin It Share 1 Email -- Filament.io 15 Flares ×

Ou, a Maneira mais divertida de perder amigos

Olá pessoal, hoje estou aqui com uma proposta de texto bem diferente, não vou falar de séries e sim, de outra coisa que tem tomado muito o meu tempo. Sei que muitos aqui adoram jogos de mesa então eu me senti na obrigação de trazer até aqui um pouco sobre o mega foda, Munchkin.

Munchkin é um RPG de cartas criado por Steve Jackson (mesmo criador do GURPS) em 2001, que atualmente já foi publicado em mais de 15 idiomas ao redor do mundo, inclusive ganhou o prêmio “Origins Award Winner” por melhor jogo de cartas tradicional. Em 2007 foi lançado aqui no Brasil pela Devir, mas não fez muito sucesso, ficando apenas na versão básica.

O jogo foi criado como uma sátira aos RPGs, em especial ao D&D, mas o jogo cresceu tanto que hoje a versão americana conta com 16 variações, que são:

Munchkin: ( sobre o sistema de RPG Dungeons & Dragons)

Munchkin img1

Munchkin

Star Munchkin; ( sobre ficção científica no espaço, inclui referências à Star Trek, Star Wars  e H.P. Lovecraft, por exemplo)

Munchkin - Star Munchkin

Star Munchkin

Munchkin Fu: ( sobre artes marciais em geral )

Munchkin - Munchkin Fu

Munchkin Fu

Munchkin Bites: ( sobre vampiros, lobisomens e outras criaturas, sobre o sistema de rpg World of Darkness – Mundo das trevas )

Munchkin - Munchkin Bites

Munchkin Bites

Super Munchkin: ( sobre super-heróis com várias referências )

Munchkin - Super Munchkin

Super Munchkin

Munchkin Impossible: ( sobre espiões assassinos e filmes de espionagem, policial )

Munchkin - Munchkin Impossible

Munchkin Impossible

Munchkin Cthulhu: ( sobre mistérios,  loucura, cultos e criaturas de outros mundos, baseado em Cthulhu’s Mythos de H.P. Lovecraft )

Munchkin - Munchkin Cthulhu

Munchkin Cthulhu

The Good, The Bad and The Munchkin: ( baseado no gênero de faroeste )

Munchkin - The Good, The Bad and The Munchkin

The Good, The Bad and The Munchkin

Munchkin Booty:  ( sobre o gênero de piratas e com referências à Piratas do Caribe, e piratas famosos, por exemplo )

Munchkin - Munchkin Booty

Munchkin Booty

Munchkin Zombies: ( sobre o gênero de zumbis, onde cada jogador é um zumbi tentando devorar cérebros ! )

Munchkin - Munchkin Zombies

Munchkin Zombies

Munchkin Axe Cop: ( baseado em uma webcomic de mesmo nome )

Munchkin Axe Cop

Munchkin – Munchkin Axe Cop

Munchkin Conan: ( baseado nos filmes, quadrinhos e contos de Conan, o Bárbaro )

Munchkin - Munchkin Conan

Munchkin Conan

Munchkin Apocalypse: ( sobre o gênero apocalíptico e pós-apocalíptico, onde todo tipo de desastre natural – ou não – aconteceu ou acontecerá )

Munchkin - Munchkin Apocalypse

Munchkin Apocalypse

Munchkin Legends: ( sobre mitos e lendas de todas as culturas e contos )

Munchkin Legends

Munchkin Legends

Munchkin Pathfinder: ( baseado no sistema de RPG Pathfinder )

Munchkin - Munchkin Pathfinder

Munchkin Pathfinder

Munchkin Adventure Time: ( baseado na séria de animação Adventure Time – Hora da Aventura )

Munchkin - Munchkin Adventure Time

Munchkin Adventure Time

 

Em 2012 o jogo foi relançado aqui no Brasil, mas dessa vez pela Galápagos Jogos, e graças a Odin, dessa vez está fazendo bastante sucesso aqui. Pela Galápagos foram lançados a versão original, a Zombie e a Cthulhu ( a Cthulhu eu tenho, se quiserem me dar algum presente pode ser qualquer outra), além de mais 6 expansões.  Cada uma dessas versões que citei acima funciona como um jogo base, mas podem ser misturadas e jogadas todas de uma vez, como se fossem as expansões. E as expansões como o nome diz, são expansões, serve para ampliar o jogo. Cada expansão vem com um numero X de cartas que adicionam novos monstros ao jogo, alem de novas classes, novas montarias, novos equipamento e por ai vai. Cada jogo base custa em média 90 Dilmas aqui no Brasil, nos EUA custam cerca de 20 doletas. Já as expansões custam em média 50 reais. O jogo base vem em média com 168 cartas, divididas não igualmente entre cartas de porta e de tesouro, um dado personalizado e um manual. Já as expansões vêm em média apenas com 110 cartas.

A mecânica do jogo é bem simples, ferre com os seus amigos e se divirta. O jogo é bem simples e pode ser jogado entre 3 a 6 pessoas, com 10 anos ou mais, e a partida demora cerca de 1 hora mas isso depende muito da versão do jogo, do numero de jogadores e das expansões adicionadas. A jogabilidade é bem simples, no inicio cada jogador recebe 4 cartas de porta e 4 de tesouro, então com essas cartas o jogador equipa seu personagem com armaduras, capacetes, montarias, armas, além de escolher sua raça e classe, mas isso sempre varia dependendo jogo e expansão. Então no começo de seu turno o jogador deve explorar uma porta a fim de achar tesouros e também monstros para duelar e subir de nível. O objetivo de cada participante é chegar ao nível 10 e assim vencer o jogo, mas ninguém pode subir do 9 para o 10 sem matar um monstro, a menos que uma carta diga o contrário. O legal do jogo não é apenas ganhar, aliás, ganhar é só uma parte pequena da diversão. Boa parte, se não a maioria, das cartas não são coisas que vá te ajudar, e sim, coisas que vão prejudicar os seus amigos.  MUNCHKIN é um jogo conhecido por desfazer amizades. Você pode sacanear seus amigos de inúmeras formas, jogando maldições neles, fazendo eles perderem itens ou alterando as suas classes, ou até mesmo entrando no meio de uma batalha que seu amigo já havia dado como ganha e ajudando o monstro. Além disso, nada no jogo é absoluto, nem as regras. Aliás, existem cartas que te permitem roubar, isso mesmo, você pode trapacear de forma honesta, já que está dentro das regras. É por esses motivos que MUNCHKIN faz tanto sucesso, pois não importa quantas vezes você jogue uma partida nunca será igual à outra, assim como um jogador que está muito a frente não vai necessariamente ganhar a partida. Outra característica marcante no jogo é o humor. Bom, Munchkin nasceu como uma sátira a outro jogo, então é de se esperar que ele seja engraçado, mas esse consegue surpreender. O humor já começa com o desenho de cada carta, que normalmente é hilário, além do nome dos monstros, e claro, o efeito delas. Por exemplo, existe uma carta que só tem eficiência se o jogador que a lançar cantar uma canção que vem descrita na carta. Agora imagina a cena, vocês estão no meio de uma partida séria quando alguém se levanta e começa a cantar em voz alta:

“Munchkin Cthulhu, Munchkin Cthulhu, Você virará um Munchkin Cthulhu comigo!”

Acho que eu poderia passar o dia falando pra vocês sobre o jogo, mas nada será tão sensacional quanto jogar uma partida dele. E aposto que jogando uma partida apenas já é o bastante pra ficar viciado e querer todas as versões e todas as expansões. Bom, eu quero, inclusive estou fazendo uma vaquinha com meus amigos pra comprar os outros jogos.

Aqui tem um vídeo que explica melhor a dinâmica do jogo pra quem tiver curiosidade

Antes que eu me esqueça, a versão americana vem com uma espécie de “tabuleiro” para marcar os níveis, mas isso não é importante. Eu jogo faz um ano e só agora resolvi construir pra mim um playmat. Quem tem o jogo e pensa em fazer o mesmo, vou deixar aqui o link de um forum da Galapágos onde tem um pessoal criando alguns. Baixei uma versão de lá e estou gostando bastante.

Munchkin-Playmat

 

Esse foi o Post de hoje, espero que tenham gostado. Sei que por conta disso teremos um post a menos de “Vamos falar de série” no site, mas achei bacana dar uma variada. Infelizmente não consigo escrever com a frequência que gostaria e por isso não posso prometer que haverá mais post como esse (feitos por mim claro), mas espero mesmo que tenham gostado. Um abraço e até a próxima.

15 Flares Twitter 5 Google+ 4 Facebook 5 Pin It Share 1 Email -- Filament.io 15 Flares ×
The following two tabs change content below.
Blastoise Stefens
Ultimo estágio do Squirtle. Cinéfilo, seriemaníaco, vendedor exclusivo de cristais bulerium para Lorde Dragaunus. Nascido e criado no mundo 6, fã de Hitchcock, Spielberg e Ashirogi. Aprendiz de Unagi, Weird e amigo pessoal dos anciões da internet.

Você já conhece esse jogo maluco de card games que reuni ou não seus amigos?……rsrs! Confira mais sobre Munchkin e todo seu universo.

Quantas estrelas você dá para esta Matéria?

Avaliação do Usuário: 4.83 ( 3 votes)
0

About Blastoise Stefens

Blastoise Stefens
Ultimo estágio do Squirtle. Cinéfilo, seriemaníaco, vendedor exclusivo de cristais bulerium para Lorde Dragaunus. Nascido e criado no mundo 6, fã de Hitchcock, Spielberg e Ashirogi. Aprendiz de Unagi, Weird e amigo pessoal dos anciões da internet.