Mofo

Mofo x Boardgames – Quem ganha essa?

0 Flares Twitter 0 Google+ 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

Sobre Taluva, Zombicide, Gruta do Groo e Mofo (é, mofo!)

 

E aí Geekaiada (nossa, Geekaiada foi o fim né? Mas… vambora)

Quem tem jogos de tabuleiro, principalmente quem tem jogos de tabuleiro e mora em regiões muito úmidas sofre, e muito, por causa do mofo em nossos amados boardgames.

Já passei (mais de uma vez) por isto e sei que muitos de vocês também passaram. Não teria me desesperado tanto se já tivesse lido um post, mega completo e explicativo, com o qual me deparei essa semana, explicando o que fazer para prevenir e até para resolver casos de mofo nos boardgames.

Não sei se vocês conhecem Marcelo Groo. O Groo é Designer Gráfico e diretor da Gigante Jogos e também o cara por trás da Gruta do Groo. Ele conhece muito de jogos de tabuleiro e dá muitas dicas bacanas em diversas comunidades do Facebook, entre elas a comunidade Zombicide Brasil, onde eu vi o post em questão.

Conversei com o Groo e ele me autorizou a reproduzir o post aqui no Supremacia Geek. Obrigado Groo!!!!

Segue na íntegra (ou quase) o texto publicado originalmente no grupo Zombicide Brasil:

[…] Na Gruta de ontem nós jogamos o Taluva, um JOGÃO (que absurdamente estava esquecido no meu armário há quase 2 anos ) onde você tem que ir montando a ilha enquanto vai construindo as suas vilas em meio às vilas adversárias, podendo ser soterrado por vulcões e pelo mofo!

Ops… pelo MOFO???!!!

Então, não é bem do Taluva que eu vim falar nesse post (mas ele é um jogão!!!! )… eu vim falar mesmo é sobre MOFO.

Há uns 2 anos atrás eu abri o meu Taluva para jogar e me deparei com a caixa, manual, pecinhas de madeira e todos os 48 tiles apresentando uma leve camada de mofo, em alguns pontos até bem entranhado. Como eu disse, Taluva é um jogão, e na época estava out of print (agora já existe uma 3ª edição que pode ser encontrada na Europa), ou seja… surtei.
Foi ele que me fez começar uma pesquisa na Internet atrás de soluções para esse problema do mofo nos nossos board games, e que phoda foi pesquisar isso viu… 1.001 dicas, algumas mega sinistras: misturar vinagre, limão e sei-lá-mais-o-quê e passar essa porra nos meus tabuleiros??? tá de sacanagem, né???

Enfim, filtrando daqui e dali, encontrei algumas ótimas dicas de produtos em um blog de mulheres tentando proteger seus sapatos do mofo (ninguém melhor que mulheres com suas coleções de sapatos para entender a nossa neura com nossas coleções de board games!!! ). Além disso, eu telefonei para 2 ou 3 fábricas de sílica (interurbano mesmo, afinal era o meu Taluva que estava na reta!) e numa delas fui muito bem atendido, um dos donos passou quase 1 hora me explicando esse problema do mofo e me dando dicas para evitá-lo e/ou exterminá-lo.

Portanto, meus caros boardgamers neuróticos, vão as dicas que coletei.

Para os jogos que JÁ APRESENTEM MOFO:

1. Compre o produto “Antimofo Sanol TF” (tem a imagem da embalagem aí na fotinho), aplique em um algodão e esfregue sobre a superfície dos componentes. Dica: Vá olhando a superfície contra a luz para ver onde está o mofo (fica bem perceptível) e esfregue o algodão de leve, para não estragar a impressão (leia-se: com carinho, não seja um troll!!!).
PS: Você até pode limpar o mofo com outra coisa, mas além de limpar o Antimofo Sanol TF previne que o mofo volte a aparecer.
2. Após limpar os componentes, deixe-os no sol por 10 a 15 minutos para eliminar (ou reduzir) a umidade que está entranhada nos mesmos. Em seguida guarde-os em ziplocks, retirando o máximo de ar lá de dentro (quase um embalamento à vácuo). Lembre-se do seguinte: a umidade se propaga pelo ar, portanto, quanto menos ar melhor.
3. Compre sachês de sílica gel, de preferência aqueles que mudam de cor após saturados, e se possível compre sachês de 1gr e de 5gr. Coloque um sachê de 1gr dentro dos ziplocks menores e um de 5gr dentro dos maiores.
4. Agora vocês vão me xingar… TUDO deve estar embalado dessa forma, inclusive tabuleiros, manuais, e a própria caixa do jogo! Ou seja, você vai precisar de ziplocks grandes (e mais caros, obviamente) para os tabuleiros e manuais (jogos menores até cabem neles), e para os jogos maiores precisará comprar sacos plásticos grandes (ou imensos, se você tiver um Twiligth Imperium 3). Feche esses sacos da melhor forma possível e coloque uns 2 sachês de 5gr de sílica dentro do saco.
PS: Para “lacrar” esses sacos eu uso a fita “Hugo’s Amazing Tape” (é importada), que é “tipo uma fita durex” que pode ser reutilizada UM MONTE de vezes (procure aí no Google que você vai entender melhor). Mas sem estresse, ela não é fundamental, o próprio peso da caixa do jogo sobre a abertura do saco plástico dobrado já garante que não entre ar (e umidade) nele.

E para proteger os jogos que AINDA NÃO APRESENTEM MOFO as dicas são as mesmas, com exceção da limpeza com Sanol Antimofo.

Bom senhores e senhoras gamers, eu não vou garantir 100% de eficácia nessa batalha contra o mofo, mas o motivo de eu escrever esse tópico aqui foi justamente o meu Taluva (eu já disse que ele é um jogão???!!!). Desde que eu fiz esse tratamento todo o jogo estava guardado (quase mumificado, se atentaram bem para a quantidade de sacos e ziplocks usados), apenas ontem o peguei para jogar… MEDO… MUITO MEDO. Mas para a minha surpresa, o jogo não apresentava absolutamente NENHUM indício de mofo, mesmo após meses e meses guardado!

Groo 7 x 1 Mofo!!! \o/

* e também venci a partida de Taluva que jogamos ontem.

Espero que as dicas tenham sido úteis, valeu!

Groo

…… – ……

Curtiram? Já conheciam o Groo? Já tiveram problemas com mofo? Deixem seus comentários e contem suas experiências com este terrível adversário dos boardgames!

0 Flares Twitter 0 Google+ 0 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
The following two tabs change content below.
Arameikos Klautzer
Sr Geek Supremo Fodão Pica das Galáxias; Libertador de Mordor e da Terra Média; Senhor Supremo da Antártida; Designer Gráfico em Formação, mas mesmo assim Foda! Degustador Supremo de Cervejas; Lindo, Charmoso, Inteligente e Humilde; Tricampeão do Prêmio Humildade é Tudo Nessa Vida