Home >> Ciência & Tecnologia >> Geek x Nerd! Qual é a diferença?
Geek x Nerd

Geek x Nerd! Qual é a diferença?

12 Flares Twitter 0 Google+ 12 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 12 Flares ×

Descubra se você é Geek, Nerd, ambos ou nenhum deles!

Hoje em dia as pessoas saem na rua vestindo camisetas de orgulho Geek, Nerd com orgulho e por aí vai. Mas nem sempre foi assim. Tanto Geek quanto Nerd foram durante muito tempo termos pejorativos. Mas afinal o que é um Geek, o que é um Nerd? É tudo a mesma coisa?

Vamos primeiro à definição do que é um Geek:

O primeiro registro que se tem da palavra “Geek” data de 1876, como sinônimo de fool (inglês para: bobo) e por volta de 1900 passou a ser utilizada para identificar artistas ambulantes, que praticavam performances “duvidosas” nas ruas ou mafuás. Entre estas performances, estava o ato de comer insetos (em inglês: bugs), dando margem assim para uma analogia criada no início da era digital, chamando de computer geeks aqueles que trabalhavam com computadores e ganhavam o pão de cada dia “comendo bugs de computador”.

Foi só quando a tecnologia passou a ser mais notada e considerada como modo de libertação dos padrões que o termo ganhou contornos positivos. Em 1990, o Livro Hacker’s Dictionary, na época ainda apenas um glossário chamado Jargon File, mantido pelo MIT-AI, definiu os Geeks como: “Pessoas que escolheram a concentração ao invés da conformidade; aqueles que buscam um objetivo e não concordam com a adequação social padronizada. Neofilistas (pessoas que sofrem de atração pelo novo, pela novidade) de carteirinha, e são também adeptos do computador.

Os traços do Geek são muito centrados, possui interesses e um estilo de vida bem específico e geralmente tornam-se especialistas naquilo que gostam. Mas nem tudo são flores, alguns Geeks podem ser pretensiosos e “encher o saco” com seu “conhecimento supremo”.

Os gostos pessoais são a tecnologia, principalmente se for nova tecnologia, gadgets, jogos eletrônicos e de tabuleiro (principalmente se houver miniaturas customizáveis), computação, códigos, hacks, idiomas e outros.

No campo profissional, Geeks normalmente escolhem ser Web Developers, Web Designer, Game Designer, Programador, Artista 3D, Empresário e áreas correlatas ao TI.

No que tange a parte romântica, o Geek não restringe suas relações apenas à pessoas do mesmo grupo, podendo também namorar ou casar-se com Nerds ou mesmo pessoas que não partilham os mesmos interesses.

Os assuntos que você ouvirá em um típico grupo Geek normalmente envolverão o mais novo iPhone ou iPad, alguma crítica sobre os mais recentes filmes de Ficção Científica e muitas referências à cultura Pop. Aliás, referências à cultura Pop não faltarão nas capas personalizadas dos iPhones nem nas camisetas!

 

Agora, o que é um Nerd:

 

Talhado por Theodor Seuss, escritor, poeta e cartunista americano, em 1954, o termo “Nerd” como uma associação entre a lerdeza e a roupa listrada de azul e branco para pessoas magras. Basicamente, Nerd era a representação de um personagem cômico, quase sempre muito magro, e com problemas cognitivos para certos assuntos. A conotação da palavra Nerd foi quase sempre depreciativa, descrevendo, de forma estereotipada, pessoas que escolhem atividades mais intelectuais ao invés de atividades mais populares. Por esta paixão pelo conhecimento e pela tecnologia, o Nerd quase não participa de atividades em grupo, como esportes por exemplo, fato este que levou toda uma geração a chamar de nerd todos aqueles que não eram “populares”.

Recentemente, ganhou conotação mais positiva, não apenas no Brasil como em praticamente todo o mundo, pois como já dizia Maurício Ricardo, da Banda Os Semi-Novos, o Nerd de hoje é o cara rico de amanhã. Brincadeiras à parte, muitas celebridades assumiram seu lado Nerd nos últimos anos e a cultura Nerd ganhou muita força.

Os traços do Nerd incluem características bem definidas, como interesse extremo e as vezes obsessivo por livros e estudos, introversão e dificuldade de interação social (em grau muito mais acentuado que o geek) e muitas habilidades super desenvolvidas devido ao gosto por jogos digitais e de mesa, principalmente o RPG, filmes, séries (De fantasia medieval e ficção científica em sua maioria), programação, informática em geral e muitas vezes (muitas mesmo) matemática e física (chegando aos campos da física quântica e mecânica quântica).

Nerds geralmente trabalham como cientistas, engenheiros, professores universitários (com PhD, é claro), inventores, programadores, astrofísicos, enfim, você entendeu. Ah, muitos têm seus próprios negócios e já há quem ganhe a vida transformando mais pessoas em Nerds, como é o caso do Jovem Nerd.

O lado romântico é o mais complicado, na maioria das vezes os Nerds se relacionam apenas com outros Nerds, mas isso não é regra (ainda bem né?).

Os assuntos mais falados nos grupos Nerds, seja dw whatsapp, Skype, sala de bate papo ou até mesmo grupos de verdade, com pessoas (sim, as vezes eles socializam, com outros Nerds) são um tanto estranhos para quem não está familiarizado, utilizando palavras e frases de séries e filmes, como Bazinga! ou Que a força esteja com você!

E antes que eu esqueça, Nerds também usam camisetas bem peculiares (algumas muito phodas).

 

Infografico - Geek x Nerd

Infografico – Geek x Nerd

 

Geeks x Nerds

Não existe oficialmente uma richa entre os grupos e muitas pessoas os confundem, mas como vimos Geeks e Nerds são coisas completamente diferentes. A verdade é que este papo já rendeu até pesquisas (pesquisas sérias), como uma feita pelo site Masters in IT (especializado em análises na área de informações tecnológicas) em 2012, que levantou dados bem interessantes, eles dizem por exemplo que 87% das pessoas são mais adeptas aos Geeks que aos Nerds. Entre os Estadunidenses, 17% se considera Geek. 66% dos nascidos no novo milênio dizem que ser Geek é um complemento e 31% acreditam que os Geeks possuem mais chances de serem bem sucedidos. Achou pouco? 41% disse que se sentem bem em ser chamado de Geek e 24% em ser chamado de Nerd.

No campo da cognição, 59% dos Geeks acham que os Geeks são mais inteligentes do que os não Geeks, enquanto entre os não Geeks esse número é de 43%. 48% são obsessivos em relação a certos quesitos da cultura pop, enquanto apenas 29% dos não Geeks partilham desse sintoma. Segundo a mesma pesquisa, 47% dos Geeks tem mais chances de se dar bem profissionalmente, enquanto entre o público não Geek este número é de apenas 28%.

No campo interação social porém, a pesquisa traz o único quesito que deixa os Geeks em desvantagem, pois segundo os dados apurados, 34% deles possuem algum tipo de distúrbio nessa área (Apesar de que para os não Geeks, este número é maior, 54% dos não Geeks acham que Geeks são “desajustados” socialmente).

 

Exemplos de Geeks:

Steve Jobs, Sheldon Cooper (The Big Bang Theory), Jeff Albertson (O “Cara dos Quadrinhos” em Os Simpsons).

 

Exemplos de Nerds:

Linus Torvalds, Rajesh Koothrappali (o Raj de The Big Bang Theory), Jonathan Frink (Cientista em Os Simpsons).

 

 

E aí? Esclareceu as dúvidas ou criou ainda mais confusão? Descobriu se você é um Geek ou Nerd? Espero que sim! O fato é que sendo Geek, Nerd, ou apenas simpatizante da cultura destes dois grupos maravilhosos, o Supremacia Geek é o seu lugar!

12 Flares Twitter 0 Google+ 12 Facebook 0 Pin It Share 0 Email -- Filament.io Made with Flare More Info'> 12 Flares ×
The following two tabs change content below.
Arameikos Klautzer
Sr Geek Supremo Fodão Pica das Galáxias; Libertador de Mordor e da Terra Média; Senhor Supremo da Antártida; Designer Gráfico em Formação, mas mesmo assim Foda! Degustador Supremo de Cervejas; Lindo, Charmoso, Inteligente e Humilde; Tricampeão do Prêmio Humildade é Tudo Nessa Vida

Geek x Nerd! Descubra qual o seu lado da força com muita informação e até um infográfico para mostrar a diferença entre os dois!

Quantas estrelas você dá para esta Matéria?

Avaliação do Usuário: 3.49 ( 11 votes)
0
  • Gian Marco Menegussi Scagliant

    Ixiiii, deu mais confusão agora! ! Acho que sou “fiote” dos dois.

  • Leandro Laia

    Sheldon Cooper geek? Creio que não. O Howard tá mais pra geek.

    • O Sheldon é um Geek, concordo com você que o Howard se enquadra melhor no papel, mas não desqualifica o Sheldon como representante da classe Geek. Isso não quer dizer que ele não seja um nerd, pois, em meu ponto de vista, existem Nerds Geeks e Geeks Nerds, mas enfim…

  • Celeste Costa

    Jeff Albertson (O “Cara dos Quadrinhos” em Os Simpsons) geek? Acho que ele está mais para nerd na sua descrição….