Home >> Ciência & Tecnologia >> Um computador que roda com gotas d’água e imãs

Um computador que roda com gotas d’água e imãs

8 Flares Twitter 4 Google+ 2 Facebook 2 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 8 Flares ×

Salve Geeks, tudo tranquilo? Ficou curioso com o título do post? Deixa eu explicar çabagaça que vi hoje lá no Popular Science!

 

Todo mundo sabe que computadores em geral não tem uma relação amigável com a água (menos aquela sua tia que ganhou um computador velho do vizinho e sempre pede pra você instalar o google pra ela). Quase tão ruim para os computadores quanto a água, e talvez alguns de vocês não saibam disso, são os imãs.

Imaginem então qual não é o choque ao ler que um computador roda usando duas coisas que normalmente o fariam parar de funcionar, ou ao menos causar um grande estrago!

 

Um computador nada mais é que uma máquina capaz de seguir um programa ou uma lista de instruções. Este computador, anunciado em um artigo publicado essa semana na Nature Physics, não processa informações, assim como os computadores eletrônicos de hoje em dia. Ao invés disso, ele pode manipular pequenas gotículas de água!

“Gotículas são um material fascinante, pois elas são pequenas bolsas, você pode colocar nelas o que quiser” disse Manu Prakash, um bioengenheiro da Universidade de Stanford, responsável pelo design do computador juntamente com seus alunos.

Nesse caso, Prakash e sua equipe colocaram pequenas quantias de nanopartículas magnéticas nas gotículas d’água, e então as colocaram em um pequeno labirinto metálico mais ou menos do tamanho de um selo. As barras metálicas se tornam o caminho através do qual as gotas d’água podem viajar – um movimento que equivale aos padrões de uns e zeros que conhecemos nos computadores convencionais.

A esperança de Prakash é que um dia essas gotículas possam agir como tubos de teste, analisando componentes químicos ou biológicos de forma mais rápida e mais fácil do que qualquer laboratório de tecnologia consegue fazer atualmente.

Existem planos para liberar os esquemas e o design do computador que roda com gotas d’água e imãs para o público geral, mas por enquanto, para ver essa maravilha funcionando, veja o vídeo da Universidade de Stanford:

 

Gostou? Então curte aí, comenta e compartilha!

 

8 Flares Twitter 4 Google+ 2 Facebook 2 Pin It Share 0 Email -- Filament.io 8 Flares ×
The following two tabs change content below.
Arameikos Klautzer
Sr Geek Supremo Fodão Pica das Galáxias; Libertador de Mordor e da Terra Média; Senhor Supremo da Antártida; Designer Gráfico em Formação, mas mesmo assim Foda! Degustador Supremo de Cervejas; Lindo, Charmoso, Inteligente e Humilde; Tricampeão do Prêmio Humildade é Tudo Nessa Vida

Salve Geeks, tudo tranquilo? Ficou curioso com o título do post? Deixa eu explicar çabagaça que vi hoje lá no Popular Science!   Todo mundo sabe que computadores em geral não tem uma relação amigável com a água (menos aquela sua tia que ganhou um computador velho do vizinho e sempre pede pra você instalar …

Quantas estrelas você dá para esta Matéria?

Avaliação do Usuário: Seja o primeiro !
0